Quantas pessoas realmente são felizes com a profissão que exercem? A princípio, a resposta poderia até ser sobre um bom número de pessoas que atingiram a felicidade profissional.
Porém, mudemos a pergunta: quantas pessoas continuariam em suas profissões se ganhassem milhões na loteria? Sim, acredito que uma pequena quantidade de pessoas.
Alguns poderiam até pensar que, ganhando na loteria, qualquer um abandonaria sua profissão. Mas é aí que há um grande engano. Existem pessoas que amam suas profissões e não se aposentariam.
Rotina da infelicidade profissional
Perceba que, atualmente, muitas pessoas trabalham pelo dinheiro, pois nós precisamos dele para sobreviver. Assim, muitos não conseguem seguir o caminho que gostariam.
Para prejudicar ainda mais, somos, de certa forma, obrigados a escolher um caminho muito cedo. Muitas vezes, nem sabemos tão bem o que realmente queremos quando damos os primeiros passos.
A verdade é que nossos mais autênticos sonhos, por vezes, ficam escondidos dentro de nós. Então, seguimos o caminho que nos é colocado, sem muito tempo para pensar.
Quando nos damos conta, se torna muito difícil mudar a direção, seja pela necessidade, insegurança ou até mesmo comodidade. Resta, então, prejudicado o encontro da felicidade profissional.
A prova viva de tudo isso que foi dito até o momento, é que grande parte da população “sofre” de segunda a sexta, na espera do final de semana. Quando, enfim, podem fazer o que gostam.
Em busca da felicidade profissional
Por outro lado, alguém poderia dizer que, se cada um fizesse o que gosta, o mundo teria escassez em alguns setores. Isso, em razão de que os gostos individuais de cada pessoa não seriam proporcionais às necessidades sociais.
De fato, quanto a isso, acredito não haver discussão. Realmente não haveriam pessoas que amam exercer cada profissão a ponto de suprir todas as nossas demandas.
Todavia, não há problema em tentar ser feliz. Não haverá como todos seguirem as profissões dos seus sonhos, mas isso não quer dizer que você não possa tentar. Não há egoísmo nisso.
Ao contrário, quanto mais profissionais trabalhando com o que amam, melhor será o atendimento de toda a sociedade. Profissionais felizes entregam quantidade e qualidade de serviço. Ao final, quem ganha somos todos nós.
Frise-se que quanto mais rápido você perceber isso e agir, maior a chance de você ser uma das pessoas que encontram a felicidade profissional.
No tocante às pessoas que tiverem que se submeter a profissões que não são o que esperavam, podemos, enquanto sociedade, buscar alguma forma de mitigar esse sacrifício.
Empreendedorismo: a carta coringa
Ao imaginarem que teriam que iniciar um novo curso na faculdade, o desânimo poderia tomar conta de algumas pessoas. Entretanto, não necessariamente sua felicidade precisa estar presa a uma carreira universitária.
Pode até haver casos em que seu sonho realmente esteja vinculado a uma carreira universitária. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que empreender é como uma carta coringa, que te serve em praticamente todas as situações.
Na maioria das vezes, através do empreendedorismo, se torna possível inserir as atividades que se gosta de fazer em um plano de negócios. Se for o caso, é possível realizar contratações ou parcerias com pessoas formadas na área escolhida, para poder colocar sua ideia em prática.
Além disso, a melhor parte é que é possível empreender de forma paralela ao seu emprego atual. Principalmente nos dias de hoje, em que quase tudo é feito através da internet.
Ou seja, pode-se iniciar um negócio paralelo ao emprego comum e, na medida em que o negócio der certo, programar uma transição de carreira, até que se atinja a felicidade profissional.
Investimentos e boa administração do dinheiro
Terão também as pessoas que dirão que as profissões em que elas gostariam de atuar não possuem um bom salário.
Ocorre, contudo, que há outras formas de se conseguir dinheiro. Existem diversas alternativas para auferir renda com uma profissão, principalmente com o uso da internet.
Além disso, mais do que ganhar muito dinheiro, saber administrar o dinheiro que se ganha (muito ou pouco) é algo que contribui para o seu futuro financeiro.
Aprender a investir com segurança, consistência e paciência é, com toda certeza, uma garantia de tranquilidade e felicidade.
Conclusão sobre a felicidade profissional
Este foi o primeiro post do nosso blog, em que, além de concluir pela existência da felicidade profissional, abordamos um pouco sobre carreiras, empreendedorismo e investimentos. Nos acompanhando aqui e nas redes sociais, você poderá receber muito mais conteúdos gratuitos sobre tais temas.
Fica aqui um convite à reflexão: você já encontrou a felicidade profissional?
Se você ainda tem dúvidas sobre seu caminho, há um livro interessante que pode te ajudar a enxergar algo que ainda não está tão claro. O livro se chama “Nasci para isso: Como encontrar o trabalho da sua vida” e é do autor Chris Guillebeau.
Segue abaixo o link para comprar diretamente no site da Amazon:
Lembrando que, comprando por este link, você paga exatamente o mesmo preço que pagaria comprando individualmente. Porém, nos ajuda a continuar produzindo este tipo de conteúdo já que, por fazermos parte do Programa de Associados da Amazon, receberemos uma comissão pela venda.
Para saber mais sobre carreiras, veja as opiniões de profissionais em “https://aliperce.com.br/carreiras“.