Pular para o conteúdo
Início » Blog » Como fazer uma transição de carreira

Como fazer uma transição de carreira

Trabalhar com o que gosta não parece ser algo que faz parte da rotina de muitas pessoas. Inúmeras vezes pessoas cogitam uma transição de carreira, mas não elaboram plano algum.

Além dos sortudos que amam o que fazem, existem pessoas que odeiam seus trabalhos e fariam de tudo para conseguir outro emprego. Por outro lado, existem também aqueles que não gostam muito do que fazem, mas conseguem “ir levando” dessa forma.

Mas a questão é: Precisamos mesmo continuar em situações assim? Será que é mesmo tão difícil trabalhar com o que se gosta?

Descobrindo seus gostos e talentos

Trabalhar com o que você ama pode ser mais fácil do que imagina, mas, obviamente, exigirá muita dedicação e um querer verdadeiro.

Se você não é do grupo que já se encontrou profissionalmente, recomendo que se dedique um pouco a pensar com o que você gostaria de trabalhar. O que realmente te faria feliz?

Encontre seus hobbies

Pensar nos seus hobbies e talentos pode ser um pontapé inicial para se encontrar. Muitas vezes pensamos em hobbies e não conseguimos interligá-los a uma profissão, porém, com criatividade, dá para se ganhar dinheiro com os hobbies, principalmente se você estiver disposto a se arriscar no mundo do empreendedorismo.

Um exercício simples e incrível para aprendermos mais sobre nós mesmos é sentarmos em frente a uma folha em branco, em um ambiente de silêncio, e começarmos a pensar e reproduzir nossos pensamentos no papel.

Normalmente, parece que as coisas se tornam mais claras quando nós as materializamos fora da dimensão da nossa mente. Vale a pena usar dessa técnica para listar seus hobbies e talentos e tentar, de alguma forma, vinculá-los a alguma profissão ou negócio.

O plano de transição de carreira

O plano de transição de carreira

Depois de descobrir o caminho profissional que te agrada, é necessário elaborar um plano de como se chegar até esse objetivo.

Naturalmente, o plano é personalizado para cada indivíduo. Portanto, cada pessoa deve montar seu planejamento com base na sua realidade de vida, de modo que o plano poderá durar meses ou anos.

Enquanto alguns podem se dar ao luxo de abandonar seus “empregos infelizes” e se dedicar totalmente ao novo caminho, outros dependem da renda do atual emprego e não poderiam perdê-lo sem uma garantia de nova renda.

No plano nós devemos estabelecer metas e, para os que precisam continuar no “emprego infeliz”, deve-se dar início a uma conciliação entre o seu eu do presente e o do futuro, atuando, paralelamente, nas duas versões.

Isto é, se sua felicidade profissional está, por exemplo, atrelada a abrir um negócio, talvez já seja possível dar início de forma paralela. Assim, você já poderá sentir se seus planos darão certo sem ter que se submeter à insegurança de não ter uma renda.

Em contraponto, caso não seja possível uma conciliação entre as profissões, acrescente no seu planejamento algumas atividades que irão adiantar sua vida no momento em que você realmente puder largar o “emprego infeliz” e se dedicar totalmente à sua felicidade profissional. Essas atividades também serão muito variáveis, a depender do plano de cada um. A título de exemplo, poderia ser a realização de algum curso que será útil na nova profissão.

Durante esse período do plano de transição, devemos aproveitar para economizar uma quantia de dinheiro que nos dará tranquilidade financeira suficiente para iniciarmos o novo caminho. Afinal, não dá para ter certeza que a nova profissão dará certo, então é interessante ter uma reserva financeira.

A paciência

Cuidado para não se arriscar demais. No decorrer do plano, a tendência é que haja uma empolgação crescente com o novo caminho. Dessa maneira, vamos ficando cada vez mais ansiosos pelo grande dia em que abandonaremos o “emprego infeliz” para nos banharmos nas águas da felicidade profissional.

Ocorre, porém, que o plano de transição é criado para fazermos uma mudança mais tranquila, segura e consciente. Assim, pular etapas pode nos causar problemas indesejados que nos farão cair em arrependimento posteriormente.

Paciência

Portanto, a palavra de ouro é: paciência. A paciência durante a execução do plano, em conjunto com a dedicação, com certeza aumentará as chances de a transição ser bem sucedida.

A felicidade na transição de carreira

Temos aquela velha mania de sempre buscar a felicidade ao final. Lembre-se, todavia, que a felicidade pode, sim, estar no final, mas pode estar no percurso até esse final também.

Felicidade no caminho da transição de carreira

Então não deixemos de aproveitar a felicidade do caminho que percorremos durante o processo de transição. Desenvolvermos algo de que gostamos é algo que traz felicidade, e grande parte deste desenvolvimento pode se dar durante a execução do plano de transição.

Se a ideia é abrir um negócio, durante o plano de transição já é possível movimentar redes sociais, encontrar possíveis clientes e, eventualmente, inclusive botar o negócio para rodar, mesmo sem ainda ter saído do seu “emprego infeliz”.

Se o novo caminho profissional depende de algum curso, não se esqueçam das facilidades dos cursos online existentes hoje em dia. Até mesmo cursos de ensino superior. A flexibilidade de horários desses tipos de cursos podem ser determinantes para conseguirmos, de fato, executar o plano.

Sabemos que existem muitas críticas em relação a alguns cursos de ensino superior à distância, entretanto a qualidade profissional que teremos está muito mais vinculada a nós mesmos do que à instituição que fornece o curso. Mesmo em uma instituição não tão qualificada, um bom aluno poderá, sim, ser um ótimo profissional.

E, por fim, em qualquer situação escolhida, nunca deixe de incluir períodos de estudos no seu plano. Estudar sobre o nosso novo caminho profissional aumentará a chance de sermos bem sucedidos. Ademais, as facilidades que surgem na nossa vida quando adquirimos conhecimento são imensuráveis.

Conclusão

Neste artigo abordamos um pouco a respeito de transição de carreira. Nos acompanhando aqui e nas redes sociais, você poderá receber muito mais conteúdos gratuitos sobre carreiras, empreendedorismo e investimentos, além de temas sobre outros aspectos que considerarmos relevantes para o seu crescimento.

Um livro que já indicamos anteriormente aqui no blog e que pode te ajudar a definir melhor seu caminho profissional é o “Nasci para isso: Como encontrar o trabalho da sua vida”, do autor norte-americano Chris Guillebeau.

Segue abaixo o link para comprar diretamente no site da Amazon:

https://amzn.to/3CjhVaZ

Lembrando que, comprando por este link, você paga exatamente o mesmo preço que pagaria comprando individualmente. Porém, nos ajuda a continuar produzindo este tipo de conteúdo já que, por fazermos parte do Programa de Associados da Amazon, receberemos uma comissão pela venda.

Para saber mais sobre carreiras, veja as opiniões de profissionais em “https://aliperce.com.br/carreiras“.